Qual a melhor posição para o bebê dormir quando está com cólica?


A cólica no bebê é um problema que afeta muitos recém-nascidos, principalmente nos primeiros meses de vida. As dores podem ser incômodas tanto para os pequenos quanto para os pais, já que causam desconforto e choro constante. Além disso, as cólicas também dificultam o sono, deixando o bebê irritadiço e cansado. Por isso, aprender qual é a melhor posição para o bebê dormir quando está com cólica pode ser uma maneira eficiente de aliviar esse desconforto e proporcionar momentos mais tranquilos à família.

Identificando as cólicas

Antes de entender qual a melhor posição para o bebê dormir quando apresenta cólicas, é importante saber identificar os sintomas desse problema. Algumas características que podem indicar cólicas no bebê são:

  • Choro intenso, geralmente no mesmo horário todos os dias;
  • Agitação, inquietação e movimentos bruscos com as pernas;
  • Rosto vermelho e expressão de dor;
  • Aumento da produção de gases;
  • Inchaço na barriga;
  • Dificuldade para dormir ou acordar constantemente durante o sono.

Caso perceba esses sinais em seu bebê, é importante consultar um pediatra para obter orientações adequadas e confirmar o diagnóstico de cólicas.

Melhores posições para o bebê com cólica dormir

Existem algumas posições mais indicadas para ajudar o bebê com cólicas a dormir melhor, proporcionando alívio do desconforto e favorecendo o relaxamento. Confira abaixo as principais:

Barriga para cima

A posição de barriga para cima é a mais recomendada tanto para os recém-nascidos quanto para os bebês maiores, mesmo que estejam com cólicas. Isso porque essa posição diminui o risco de morte súbita infantil, além de permitir uma melhor respiração e prevenir o refluxo gastroesofágico.

Relacionado  Como curar hérnia inguinal naturalmente

No entanto, quando o bebê está com cólica, pode ser útil colocá-lo nessa posição com algumas modificações, como elevar um pouco o tronco utilizando um travesseiro ou apoio, posicionando-o em um ângulo de 30 graus em relação à superfície plana. Essa elevação auxilia na liberação dos gases, aliviando assim a dor abdominal.

Lado esquerdo

Deitar o bebê de lado, preferencialmente do lado esquerdo, também pode ser uma boa opção para aliviar as cólicas e facilitar o sono. Nessa posição, a digestão ocorre de maneira mais eficiente, já que o estômago se localiza desse lado do corpo. Além disso, há uma maior facilidade na eliminação de gases, o que contribui para a redução das dores abdominais.

Pode-se optar por essa posição para o bebê dormir quando as cólicas forem muito intensas e ele não conseguir se acalmar de barriga para cima. No entanto, é importante lembrar que a posição lateral oferece um maior risco de sufocamento, principalmente em bebês menores de 4 meses. Sendo assim, sempre certifique-se de que a cabeça e o pescoço estejam bem apoiados e que não haja objetos ou cobertores soltos no berço que possam prejudicar a respiração do pequeno.

Posição vertical

Ainda que não seja indicado colocar o bebê para dormir na posição vertical, essa pode ser uma alternativa temporária para aliviar as cólicas antes de deitá-lo novamente. Ao segurar o bebê em pé, com o peito encostado ao seu ombro e a cabeça apoiada em seu pescoço, você estará ajudando na liberação dos gases e na redução das dores abdominais.

Pode-se realizar esse procedimento por alguns minutos até que o bebê se acalme e, em seguida, posicioná-lo novamente no berço, preferencialmente de barriga para cima ou de lado, conforme as orientações acima.

Relacionado  Os efeitos do alho em jejum no estômago

Dicas extras para aliviar as cólicas

Além de escolher a melhor posição para o bebê dormir quando está com cólica, outras medidas podem ser tomadas para amenizar esse desconforto:

  • Fazer massagens suaves na barriga do bebê, com movimentos circulares e leves pressões, ajuda a liberar os gases;
  • Utilizar compressas mornas na região abdominal, desde que com cuidado para não causar queimaduras ou desconforto;
  • Manter uma rotina regular de sono, com horários bem definidos, colabora para o relaxamento do bebê e a diminuição das cólicas;
  • Oferecer um ambiente tranquilo e silencioso também favorece o sono e contribui para minimizar o desconforto das cólicas.

Lembre-se sempre de consultar um pediatra caso as cólicas persistam ou se intensifiquem, pois somente um profissional poderá avaliar adequadamente a situação e indicar os melhores cuidados para proporcionar alívio e conforto ao seu bebê.